terça-feira, 1 de abril de 2014

Plano de ensino 2014


SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
MUNICIPIO DE BARRA BONITA – SC
EEB Prof.ª CECILIA LOTIN
PROF. GULHERME
Disciplina de Língua Portuguesa 

OBJETIVOS
Auxiliar os estudantes a entenderem a história e a atingirem um nível interpretativo e critico, dos inúmeros textos que circulam nas diversas mídias colocadas a disposição dos leitores;
Disponibilizar atividades aos estudantes para que possam praticar a escrita e reescrita de seus textos, dando-lhes estética e qualidade no que for escrito.

METODOLOGIAS
As atividades estarão sendo desenvolvidas através de textos lidos, práticas escritas, pesquisas bibliográficas e na web, apresentação de trabalhos, teatros com encenações de textos e interpretação descrição e analise critica de filmes. Considerando que os estudantes são sujeitos da ação no processo de aprendizagem devem ser estimulados a buscarem o conhecimento aprendendo a distinguir e analisar as informações coletadas que lhe sejam importantes. A valorização da leitura e interpretação de textos, distinguir os vários discursos e o entendimento semântico, linguísticos e estilísticos dando ênfase especial a oralidade e a comunicação escrita.

PLANO DE CURSO PARA O 6º ANO - anos finais - fundamental – Português
1º BIMESTRE
1º modulo
Tema : Do passado ao futuro...
·         Compreensão e interpretação, Leitura de Textos apresentados no livro e outros providenciados pelo professor;
·         Frase, oração, período;
·         Trabalhando a ortografia;
·         Conversando com os textos;
·         Produção de textos: narrativo e descritivo, Relatos;

  2º modulo
Tema: Pelas veias da selva
·         Texto: Feras de pura fama;
·         Sintaxe e morfologia;
·         Sujeito e predicado;
·         Classificação do sujeito;
·         Analise de imagens;
·         Linguagem verbal e a visual;
·         Produção de textos;
·         Dramatização de leituras;
·         Recuperação.


2º BIMESTRE
1º modulo
Tema : Mistérios
·         Compreensão e interpretação;
 Textos do livro e atividades;
·         Estudo da língua com imagens;
·         Estudo dos pronomes;
·         Para escrever certo: pronomes pessoais e indefinidos;
·         Produzir um texto narrativo - tradição oral;
·         Sujeito e predicado.

2 º módulo
        Tema : O papel de cada um
Texto musical: Brasil, qual é tua cara
·         Texto : Lagrimas do operador
·         Atividades de ortografia - palavras homógrafas e homófonas;
·         Tipos de predicado: verbal, nominal;
·         Produção de um texto;
·         Recuperação.


3º BIMESTRE
1º modulo
Tema : Consumo
·         Texto: publicidade, consumo e ambiente;
·         Debate com os colegas;
·         Anotações sobre conclusões;
·         Gramática – advérbio e locução;
·         Classificação dos verbos;
·         Produzir um anúncio de algum produto.

2 º módulo
                Tema:  Transformações no consumidor
·         Texto:via láctea;
·          Compreensão e interpretação;
·         Nossa memória – quadro de Salvador Dali;
·         A poesia quando chega;
·         Produzindo textos por que dizer a verdade;
·         Gramática, verbos transitivos, classificação dos verbos;
·         Recuperação.


4º BIMESTRE
1º modulo
Tema: meninos x meninas eis a questão
·         Texto: Transformação;
·         Dialogando com a imagem;
·         Textos: a moreninha e beijo;
·         O começo de tudo – discussão e conclusão;
·         Trabalhando a pontuação, vírgula na pontuação, pronomes pessoais;
·         Produção de texto: Revendo sua história.

2º modulo
Tema: Cidadão um parceiro da vida
·         Texto: A seca e o inverno;
·         Compreensão e interpretação;
·         Acentuação das paroxítonas;
·         Interjeição e modo imperativo dos verbos;
·         Produzindo texto: elaborar reportagem;
·          Recuperação



PLANO DE CURSO PARA O 7º ANO - anos finais - fundamental – Português

1º BIMESTRE
Tema : Ser diferente
·         Compreensão e interpretação, Leitura de Textos apresentados no livro e outros providenciados pelo professor;
·         Analise gramatical;
·         Grau dos substantivos;
·         Grau dos adjetivos;
·         Produção de textos: narrativo e descritivo, Relatos;

  2º modulo

Tema: Histórias do dia-a-dia

·         Texto: As formigas;

·         Plural dos substantivos;

·         Verbo, estrutura, as três conjugações;

·         Analise de imagens;

·         Linguagem verbal e a visual;

·         Adjetivos pátrios e compostos

·         Plural dos adjetivos;

·         Dramatização de leituras;

·         Recuperação.


2º BIMESTRE
Tema : Heróis
·         Compreensão e interpretação, Textos do livro e atividades;
·         Estudo da língua com imagens;
·         Texto jornalistico;
·         Para escrever certo: acentuação dos ditongos e monossiklabos;
·         Produzir um texto narrativo;
·         Sujeito e predicado

2 º módulo
        Tema : nossa lingua
·         Texto musical: Brasil, qual é tua cara;
·         Texto : Lagrimas do operador;
·         Atividades de ortografia - palavras homógrafas e homófonas;
·         Tipos de predicado: verbal, nominal;
·         Produzir um texto de opinião.
·         Recuperação


3º BIMESTRE
Tema : Consumo
·         Texto: publicidade, consumo e ambiente;
·         Debate com os colegas;
·         Anotações sobre conclusões;
·         Gramática – advérbio e locução;
·         Classificação dos verbos;
·         Produzir um anúncio de algum produto.
                Tema:  Transformações no consumidor...
·         Texto:via láctea;
·          Compreensão e interpretação;
·         Nossa memória – quadro de Salvador Dali;
·         A poesia quando chega;
·         Produzindo textos por que dizer a verdade;
·         Gramática, verbos transitivos, classificação dos verbos;
·         Recuperação.


4º BIMESTRE
Tema: meninos x meninas eis a questão
·         Texto: Transformação;
·         Dialogando com a imagem;
·         Textos: a moreninha e beijo;
·         O começo de tudo – discussão e conclusão;
·         Trabalhando a pontuação, vírgula na pontuação, pronomes pessoais;
·         Produção de texto: Revendo sua história.

Tema: Cidadão um parceiro da vida
·         Texto: A seca e o inverno;
·         Compreensão e interpretação;
·         Acentuação das paroxítonas;
·         Interjeição e modo imperativo dos verbos;
·         Produzindo texto: elaborar reportagem;
·          Recuperação


PLANO DE CURSO PARA O 8º ANO - anos finais - fundamental – Português

1º BIMESTRE
1º modulo
Tema: Registrar é viver
·         Leitura de Textos apresentados no livro e outros providenciados pelo professor;
·         Analise gramatical: Trabalhando com o Predicado verbo-nominal;
·         Verbo ser e estar;
·         Acentuação dos hiatos;
·         Produção de textos: Relato de memórias;
  2º modulo
Tema: Histórias do dia-a-dia
·         Texto: As formigas;
·         Vozes do verbo;
·         Analise de imagens;
·         Voz passiva dos verbos;
·         Emprego do: por que, por quê, porque, porquê;
·         Produzindo textos: Elaborar uma peça teatral e encenar com a turma;
·         Dramatização de leituras.
·         Recuperação


2º BIMESTRE
1º modulo
Tema: Cidadão um parceiro da vida
·         Textos do livro e atividades;
·         Estudo da língua com imagens;
·         Gramática – funções do se, do verbo pôr e conjugação;

2 º módulo
        Tema: Nossa vida
·         Texto musical: Brasil, qual é tua cara;
·         Texto: Lagrimas do operador;
·         Atividades de ortografia - palavras homógrafas e homófonas;
·         Produzir um texto de opinião.
·         Recuperação  

3º BIMESTRE
1º modulo
Tema: Adolescência e seus desafios
·         Texto Antes que elas cresçam;
·         Debate com os colegas;
·         Anotações sobre conclusões;
·         Gramática – período composto por coordenação;
·         Classificação das orações coordenadas.
2 º módulo
                Tema: Transformações na adolescência
·         Texto: Paixões em megabytes;
·         Nossa memória – quadro de Salvador Dali;
·         A poesia quando chega;
·         Produzindo textos- debate em mesa redonda;
·         Gramática, continuação das orações coordenadas.
·         Recuperação

4º BIMESTRE
1º modulo
Tema: Túnel do tempo
·         Dialogando com a imagem – Candido Portinari;
·         Textos;
·         Trabalhando a gramática – orações subordinadas adverbiais;
·         Virgulino Ferreira da Silva – o Lampião;
·         O começo de tudo – discussão e conclusão;
·         Trabalhando a pontuação, vírgula na pontuação;
·         Produção de texto: Revendo sua história.
·         Recuperação.


PLANO DE CURSO PARA O 9º ANO - anos finais - fundamental – Português

1º BIMESTRE
1º modulo
Tema:  O amor está no ar
·         Leitura de Textos apresentados no livro e outros providenciados pelo professor;
·         Cartas, como redigí-las, endereço, remetente;
·         Analise gramatical: Trabalhando com orações subordinadas;
·         Leitura de Imagens;
·         Gramática, períodos mistos;
·         Sinônimos, antônimos, polissemia;
·         Produção de textos: Crônica literária;

  2º modulo
Tema: Gente brasileira
·         Texto: Ana Terra de Érico Verissimo;
·         Exposição oral de textos lidos;
·         Orações subordinadas adjetivas;
·         Quem são eles?;
·         Os ícones da década;
·         Gramática - pronomes relativos;
·         Produzindo textos: Seminário gente que faz a diferença;
·         Dramatização de leituras.
·         Recuperação  

2º BIMESTRE
1º modulo
Tema: As mil faces  do Brasil
·         Textos: Histórias de mãe e filho;
·         Estudo da língua com imagens, fotos que contam a história;
·         Gramática – estrutura das palavras;
·         Texto: Leituras indígenas;
·         Derivação das palavras;
·         Produzindo textos: O povo brasileiro

2 º módulo
        Tema: inventos e inventores
·         Texto musical: Brasil, qual é tua cara
·         Texto: subsídios para a reforma do mundo;
·         Analisando charges;
·         Gramática concordância nominal;
·         Trabalhando a linguagem: Ironia, antítese, gradação, anáfora, catacrese;
·         Produção de textos: resenha crítica;
·         Recuperação.  

3º BIMESTRE
1º modulo
Tema: Eu queria ter e ser-depende de nós
·         Texto: eu queria ter e ser;
·         Debate com os colegas;
·         Anotações sobre conclusões;
·         Trabalhando as imagens;
·         Gramática – concordância verbal;
·         Classificação das orações coordenadas.
2 º módulo
                Tema: Solidariedade
·         Texto: Paixões em megabytes;
·         Nossa memória – quadro de Salvador Dali;
·         A poesia quando chega;
·         Produzindo textos- Penso e posso;
·         Gramática, continuação concordância verbal;
·         Linguagem figurada: metonímia, eufemismos,aliteração, hipérbato;
·         Recuperação

4º BIMESTRE
1º modulo
Tema: Projetos de vida, Qual é o seu?
·         Texto: Viagem longa, destino incerto;
·         Textos;
·         Trabalhando a gramática – orações subordinadas adverbiais;
·         Poemas, versificação classificação das rimas;
·         Trabalhando a pontuação, vírgula na pontuação;
·         Produção de texto: Revendo sua história.
·         Recuperação.

2 º módulo
                Tema: Analisando o cinema
·         Texto: Jogando com a emoção;
·         Filme : Peixe grande e suas histórias;
·         Linguagem figurada: polissemia; assíndeto; pleonasmo; elipse; zeugma.
·        Produzindo texto: produzir um poema de 4 estrofes com oito versos cada um e rimas alternadas. 

AVALIAÇÃO
Segundo Luckesi (1990. Estudos e pesquisa p.44) a avaliação é uma atividade que não existe por si mesma. Ela só tem sentido na medida em que serve para fazer o diagnostico da execução e dos resultados obtidos. Como o binômio ensinar e aprender não se faz de uma forma estanque e passiva, mas se faz num processo de interação entre professor e estudante, e entre os próprios estudantes, esta não pode ser considerada apenas pelos conteúdos trabalhados.
A avaliação será diagnóstica, construtiva e continuada. A participação dos estudantes no sistema avaliativo estará direcionado nas produções de texto, analises gramaticais e de atitudes, envolvendo atividades extraclasse, leituras, trabalhos de representação teatral e tantas outras, sempre se levando em consideração o “ser “em formação que está construindo seus conceitos de vida.

Nenhum comentário: