SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
MUNICIPIO DE BARRA BONITA – SC
EEB Prof.ª CECILIA
LOTIN
PROF. GULHERME
Disciplina de Língua Portuguesa
OBJETIVOS
Auxiliar os
estudantes a entenderem a história e a atingirem um nível interpretativo e
critico, dos inúmeros textos que circulam nas diversas mídias colocadas a
disposição dos leitores;
Disponibilizar
atividades aos estudantes para que possam praticar a escrita e reescrita de
seus textos, dando-lhes estética e qualidade no que for escrito.
METODOLOGIAS
As atividades
estarão sendo desenvolvidas através de textos lidos, práticas escritas,
pesquisas bibliográficas e na web, apresentação de trabalhos, teatros com
encenações de textos e interpretação descrição e analise critica de filmes.
Considerando que os estudantes são sujeitos da ação no processo de aprendizagem
devem ser estimulados a buscarem o conhecimento aprendendo a distinguir e
analisar as informações coletadas que lhe sejam importantes. A valorização da
leitura e interpretação de textos, distinguir os vários discursos e o
entendimento semântico, linguísticos e estilísticos dando ênfase especial a
oralidade e a comunicação escrita.
PLANO DE
CURSO PARA O 6º ANO - anos finais - fundamental – Português
1º BIMESTRE
1º modulo
Tema : Do
passado ao futuro...
·
Compreensão e interpretação, Leitura de Textos
apresentados no livro e outros providenciados pelo professor;
·
Frase, oração, período;
·
Trabalhando a ortografia;
·
Conversando com os textos;
·
Produção de textos: narrativo e descritivo, Relatos;
2º modulo
Tema: Pelas veias da selva
·
Texto: Feras de pura fama;
·
Sintaxe e morfologia;
·
Sujeito e predicado;
·
Classificação do sujeito;
·
Analise de imagens;
·
Linguagem verbal e a visual;
·
Produção de textos;
·
Dramatização
de leituras;
·
Recuperação.
2º BIMESTRE
1º modulo
Tema :
Mistérios
·
Compreensão e interpretação;
Textos do livro e
atividades;
·
Estudo da língua com imagens;
·
Estudo dos pronomes;
·
Para
escrever certo: pronomes pessoais e indefinidos;
·
Produzir
um texto narrativo - tradição oral;
·
Sujeito
e predicado.
2 º módulo
Tema : O papel de cada um
Texto musical:
Brasil, qual é tua cara
·
Texto : Lagrimas do operador
·
Atividades
de ortografia - palavras homógrafas e homófonas;
·
Tipos
de predicado: verbal, nominal;
·
Produção
de um texto;
·
Recuperação.
3º BIMESTRE
1º modulo
Tema : Consumo
·
Texto: publicidade, consumo e ambiente;
·
Debate com os colegas;
·
Anotações sobre conclusões;
·
Gramática – advérbio e locução;
·
Classificação dos verbos;
·
Produzir um anúncio de algum produto.
2 º módulo
Tema: Transformações no consumidor
·
Texto:via láctea;
·
Compreensão e interpretação;
·
Nossa memória – quadro de Salvador Dali;
·
A poesia quando chega;
·
Produzindo textos por que dizer a verdade;
·
Gramática, verbos transitivos, classificação dos
verbos;
·
Recuperação.
4º BIMESTRE
1º modulo
Tema: meninos
x meninas eis a questão
·
Texto: Transformação;
·
Dialogando com a imagem;
·
Textos: a moreninha e beijo;
·
O começo de tudo – discussão e conclusão;
·
Trabalhando a pontuação, vírgula na pontuação,
pronomes pessoais;
·
Produção de texto: Revendo sua história.
2º modulo
Tema: Cidadão
um parceiro da vida
·
Texto: A seca e o inverno;
·
Compreensão e interpretação;
·
Acentuação das paroxítonas;
·
Interjeição e modo imperativo dos verbos;
·
Produzindo texto: elaborar reportagem;
·
Recuperação
PLANO DE CURSO PARA O
7º ANO - anos finais - fundamental – Português
1º BIMESTRE
Tema : Ser
diferente
·
Compreensão e interpretação, Leitura de Textos
apresentados no livro e outros providenciados pelo professor;
·
Analise gramatical;
·
Grau dos substantivos;
·
Grau dos adjetivos;
·
Produção de textos: narrativo e descritivo, Relatos;
2º modulo
Tema: Histórias do dia-a-dia
·
Texto: As formigas;
·
Plural dos substantivos;
·
Verbo, estrutura, as três conjugações;
·
Analise de imagens;
·
Linguagem verbal e a visual;
·
Adjetivos pátrios e compostos
·
Plural dos adjetivos;
·
Dramatização
de leituras;
·
Recuperação.
2º BIMESTRE
Tema : Heróis
·
Compreensão e interpretação, Textos do livro e
atividades;
·
Estudo da língua com imagens;
·
Texto
jornalistico;
·
Para
escrever certo: acentuação dos ditongos e monossiklabos;
·
Produzir
um texto narrativo;
·
Sujeito
e predicado
2 º módulo
Tema : nossa lingua
·
Texto musical: Brasil, qual é tua cara;
·
Texto : Lagrimas do operador;
·
Atividades
de ortografia - palavras homógrafas e homófonas;
·
Tipos
de predicado: verbal, nominal;
·
Produzir
um texto de opinião.
·
Recuperação
3º BIMESTRE
Tema : Consumo
·
Texto: publicidade, consumo e ambiente;
·
Debate com os colegas;
·
Anotações sobre conclusões;
·
Gramática – advérbio e locução;
·
Classificação dos verbos;
·
Produzir um anúncio de algum produto.
Tema: Transformações no consumidor...
·
Texto:via láctea;
·
Compreensão e interpretação;
·
Nossa memória – quadro de Salvador Dali;
·
A poesia quando chega;
·
Produzindo textos por que dizer a verdade;
·
Gramática, verbos transitivos, classificação dos
verbos;
·
Recuperação.
4º BIMESTRE
Tema: meninos
x meninas eis a questão
·
Texto: Transformação;
·
Dialogando com a imagem;
·
Textos: a moreninha e beijo;
·
O começo de tudo – discussão e conclusão;
·
Trabalhando a pontuação, vírgula na pontuação,
pronomes pessoais;
·
Produção de texto: Revendo sua história.
Tema: Cidadão
um parceiro da vida
·
Texto: A seca e o inverno;
·
Compreensão e interpretação;
·
Acentuação das paroxítonas;
·
Interjeição e modo imperativo dos verbos;
·
Produzindo texto: elaborar reportagem;
·
Recuperação
PLANO DE CURSO PARA O
8º ANO - anos finais - fundamental – Português
1º BIMESTRE
1º modulo
Tema: Registrar é viver
·
Leitura de Textos apresentados no livro e outros
providenciados pelo professor;
·
Analise gramatical: Trabalhando com o Predicado
verbo-nominal;
·
Verbo ser e estar;
·
Acentuação dos hiatos;
·
Produção de textos: Relato de memórias;
2º modulo
Tema: Histórias do dia-a-dia
·
Texto: As formigas;
·
Vozes do verbo;
·
Analise de imagens;
·
Voz passiva dos verbos;
·
Emprego do: por que,
por quê, porque, porquê;
·
Produzindo
textos: Elaborar uma peça teatral e encenar com a turma;
·
Dramatização
de leituras.
·
Recuperação
2º BIMESTRE
1º modulo
Tema: Cidadão um parceiro da vida
·
Textos do livro e atividades;
·
Estudo da língua com imagens;
·
Gramática – funções do se,
do verbo pôr e
conjugação;
2 º módulo
Tema:
Nossa vida
·
Texto musical: Brasil, qual é tua cara;
·
Texto: Lagrimas do operador;
·
Atividades
de ortografia - palavras homógrafas e homófonas;
·
Produzir
um texto de opinião.
·
Recuperação
3º BIMESTRE
1º modulo
Tema: Adolescência e seus
desafios
·
Texto Antes que elas cresçam;
·
Debate com os colegas;
·
Anotações sobre conclusões;
·
Gramática – período composto por coordenação;
·
Classificação das orações coordenadas.
2 º módulo
Tema:
Transformações na adolescência
·
Texto: Paixões em megabytes;
·
Nossa memória – quadro de Salvador Dali;
·
A poesia quando chega;
·
Produzindo textos- debate em mesa redonda;
·
Gramática, continuação das orações coordenadas.
·
Recuperação
4º BIMESTRE
1º modulo
Tema: Túnel do tempo
·
Dialogando com a imagem – Candido Portinari;
·
Textos;
·
Trabalhando a gramática – orações subordinadas
adverbiais;
·
Virgulino Ferreira da Silva – o Lampião;
·
O começo de tudo – discussão e conclusão;
·
Trabalhando a pontuação, vírgula na pontuação;
·
Produção de texto: Revendo sua história.
·
Recuperação.
PLANO DE CURSO PARA O
9º ANO - anos finais - fundamental – Português
1º BIMESTRE
1º modulo
Tema: O amor está no ar
·
Leitura de Textos apresentados no livro e outros
providenciados pelo professor;
·
Cartas, como redigí-las, endereço, remetente;
·
Analise gramatical: Trabalhando com orações
subordinadas;
·
Leitura de Imagens;
·
Gramática, períodos mistos;
·
Sinônimos, antônimos, polissemia;
·
Produção de textos: Crônica literária;
2º modulo
Tema: Gente brasileira
·
Texto: Ana Terra de Érico Verissimo;
·
Exposição oral de textos lidos;
·
Orações subordinadas adjetivas;
·
Quem são eles?;
·
Os ícones da década;
·
Gramática - pronomes relativos;
·
Produzindo
textos: Seminário gente que faz a diferença;
·
Dramatização
de leituras.
·
Recuperação
2º BIMESTRE
1º modulo
Tema: As mil
faces do Brasil
·
Textos: Histórias de mãe e filho;
·
Estudo da língua com imagens, fotos que contam a
história;
·
Gramática – estrutura das palavras;
·
Texto:
Leituras indígenas;
·
Derivação
das palavras;
·
Produzindo textos: O povo brasileiro
2 º módulo
Tema: inventos e inventores
·
Texto musical: Brasil, qual é tua cara
·
Texto: subsídios para a reforma do mundo;
·
Analisando
charges;
·
Gramática
concordância nominal;
·
Trabalhando
a linguagem: Ironia, antítese, gradação, anáfora, catacrese;
·
Produção
de textos: resenha crítica;
·
Recuperação.
3º BIMESTRE
1º modulo
Tema: Eu
queria ter e ser-depende de nós
·
Texto: eu queria ter e ser;
·
Debate com os colegas;
·
Anotações sobre conclusões;
·
Trabalhando as imagens;
·
Gramática – concordância verbal;
·
Classificação das orações coordenadas.
2 º módulo
Tema:
Solidariedade
·
Texto: Paixões em megabytes;
·
Nossa memória – quadro de Salvador Dali;
·
A poesia quando chega;
·
Produzindo textos- Penso e posso;
·
Gramática, continuação concordância verbal;
·
Linguagem figurada: metonímia,
eufemismos,aliteração, hipérbato;
·
Recuperação
4º BIMESTRE
1º modulo
Tema: Projetos
de vida, Qual é o seu?
·
Texto: Viagem longa, destino incerto;
·
Textos;
·
Trabalhando a gramática – orações subordinadas
adverbiais;
·
Poemas, versificação classificação das rimas;
·
Trabalhando a pontuação, vírgula na pontuação;
·
Produção de texto: Revendo sua história.
·
Recuperação.
2 º módulo
Tema:
Analisando o cinema
·
Texto: Jogando com a emoção;
·
Filme : Peixe grande e suas histórias;
·
Linguagem figurada: polissemia; assíndeto;
pleonasmo; elipse; zeugma.
·
Produzindo texto: produzir um poema de 4
estrofes com oito versos cada um e rimas alternadas.
AVALIAÇÃO
Segundo Luckesi (1990. Estudos e pesquisa p.44) a avaliação é uma
atividade que não existe por si mesma. Ela só tem sentido na medida em que serve
para fazer o diagnostico da execução e dos resultados obtidos. Como o binômio
ensinar e aprender não se faz de uma forma estanque e passiva, mas se faz num
processo de interação entre professor e estudante, e entre os próprios
estudantes, esta não pode ser considerada apenas pelos conteúdos trabalhados.
A avaliação será diagnóstica, construtiva e continuada. A participação
dos estudantes no sistema avaliativo estará direcionado nas produções de texto,
analises gramaticais e de atitudes, envolvendo atividades extraclasse,
leituras, trabalhos de representação teatral e tantas outras, sempre se levando
em consideração o “ser “em formação que está construindo seus conceitos de
vida.
Nenhum comentário:
Postar um comentário